top of page

1° Bimestre

Microbiologia, Psicologia da Educação e Metodologia Científica

   Os módulos contidos nesse texto são referentes ao primeiro bimestre do 3° semestre, ano de 2017, sendo eles Microbiologia, Psicologia da Educação e Metodologia Científica.
   Sobre os conhecimentos prévios das matérias, em microbiologia e psicologia da educação eu não possuía nenhum conhecimento prévio, basicamente. Possuo conhecimentos básicos sobre bactérias, sobre sua funcionalidade, mas não era introduzida em microbiologia; psicologia da educação foi uma matéria completamente nova. Sobre metodologia, já possuía alguns conhecimentos, em decorrência dos dois últimos projetos feitos. 
   Os conhecimentos prévios sobre bactérias foram adquiridos no ensino médio e no próprio curso de Ciências Biológicas.
   Não consigo citar 5 conteúdos que eu realmente tenha aprendido nesses módulos, adquiri conhecimento sobre células T e B, sobre doenças microbianas de forma geral, suas características principais e conhecimentos sobre avaliação do contexto de um estudante que apresenta desempenho anormal, seja ele elevado ou não, buscando formas de melhoria na qualidade de ensino. 
   Acredito que se usarei tais conhecimentos na minha vida profissional, automaticamente eles tornam-se práticos, contudo, creio que na área de psicologia da educação, serão aplicados quando um estudante apresentar desempenho baixo ou diferenciado, buscando adequar o ensino à sua situação, quando necessário; serão aplicados na forma de tratamento com os responsáveis; serão aplicados nas formas de intervenção e em quem buscar por ajuda; serão aplicados na avalização de casos que envolvam bullying, por exemplo. No meu dia-a-dia são utilizados na forma de tratar familiares menores. Sobre microbiologia, acredito que ao analisar uma situação em caso de doença, consiga, só a título de curiosidade e de exercício do conhecimento, diagnosticar qual doença é, caso seja bacteriana; também os conhecimentos obtidos são facilmente aplicados em aulas para o ensino médio; os conhecimentos também podem ser aplicados em futuras especializações e trabalhos realizados.
   As aulas com certeza poderiam ter sido mais produtivas. As aulas de microbiologia foram insatisfatórias, com atividades dinâmicas demais e sem quase nenhum conteúdo, creio que pelo fato da matéria ser dada em bimestres, que encurtam muito o tempo que o professor tem para trabalhar conosco. Haviam dias com 8 unidades diferentes, tornando inviável que todas fossem desenvolvidas numa só noite e entendidas por nós, alunos, em tão pouco tempo. Sendo assim, mais tempo para se trabalhar os conteúdos seria de grande ajuda para os acadêmicos. 

2° Bimestre

Política Educacional, Geologia, Paleontologia e Metologia Científica 

   Os módulos que serão trabalhados brevemente nesse texto são Política Educacional, Geologia Paleontologia e Metodologia de Pesquisa.
   Os meus conhecimentos acerca de políticas educacionais eram nulos, em geologia e paleontologia eram muito escassos e em metodologia eram e ainda são escassos, sabendo sobre as camadas da terra, os tipos de rocha mais básicos e o que são fósseis, superficialmente falando. 
   Esses conhecimentos escassos foram adquiridos por meio de vídeos da internet, textos e aulas do ensino médio e projetos desenvolvidos na própria faculdade. 
   Os conteúdos melhor compreendidos por mim foram leis de diretrizes e bases (LDB), processos legislativos, funcionamento de órgãos governamentais da educação (MEC), classificação de rochas e conceitos sobre ética.
   Os conhecimentos sobre políticas educacionais serão aplicados na minha função como professora, me trazendo compreensão sobre as etapas e o que me é e não me é permitido dentro da escola; me fizeram reconhecer ações corretas e erradas feitas por outros professores, que estão em desacordo com a lei; são utilizados no dia-a-dia, quando me chegam informações onde esses conhecimentos são aplicáveis e também em processos pedagógicos, como desenvolvimento do projeto político pedagógico de uma escola e em futuras graduações e especializações na área. Em geologia, creio que os conhecimentos serão aplicados em análises informais, no meu dia-a-dia, em aulas ministradas no ensino médio, em futuros empregos em que possa me enquadrar e em futuras especializações. Em relação à metodologia, o conhecimento adquirido será aplicado em todos projeto que desenvolver, desde suas questões éticas, até seu planejamento; no entendimento da estrutura de uma metodologia e em seu objetivo e formas melhores de desenvolver novas e mais eficazes metodologias de pesquisa. 
   As atividades desenvolvidas nesse módulo foram bem satisfatórias, porém, sinto que muito conteúdo poderia ser desenvolvido e aplicado e o conhecimento ofertado aos alunos maximizado se o tempo fosse maior, sendo ao decorrer do semestre todo e não por meio de bimestres. Também é indicado que os professores preparem melhor suas aulas, para que o tempo seja melhor utilizado, não se deve, ao meu ver, ter duas horas de sobre em sala só para se fazer uma atividade postada na unidade. Cada minuto deve ser aproveitado.

bottom of page