top of page

Artigos utilizados para embasamento teórico

Validação de plantas medicinais com atividade anti-helmíntica

Artigo utilizado com objetivo de embasar a introdução, bem como a fluxograma de como uma planta é processada até se tornar um medicamento simples. 

Plantas medicinais no tratamento de doenças parasitárias intestinais

O artigo traz uma revisão literária sobre casos de enteroparasitos mundiais, principais causas de ocorrência em países subdesenvolvidos  e elenca algumas espécies com potencial terapêutico que poderiam ser melhor estudadas. Foi utilizado no embasamento teórico para introdução do artigo e escolha de algumas espécies utilizadas. 

A cultura em placa de ágar no diagnóstico de Strongyloides stercoralis em pacientes a transplantes

O presente artigo traz técnicas de cultura de Estrongiloides stercoralis e foi utilizado como embasamento teórico para realização de testes de cultura de parasitas. 

Fitoterapia de tratamento de infecções por helmintos 

Artigo de revisão bibliográfica, trazendo um grande banco de dados de pesquisas realizadas com plantas medicinais e seus respectivos efeitos. 

Relatos de plantas medicinais contra a giardíase

Um dos focos de nossa pesquisa se recaiu sobre a Giardia lamblia. O presente artigo traz relatos sobre plantas medicinais que possivelmente possuem efeito sobre a mesma. Foi utilizado como banco de dados. 

Manual de técnicas de diagnóstico parasitológico 

Manual que apresenta uma lista de técnicas de cultivo e diagnóstico de parasitos. 

Estudo fitoquímico e de bioatividade de Calea pinnatifida (R. Br)Less. E Calea uniflora Less. (Asteraceae) 

Avaliação da composição química e atividade antibacteriana dos óleos essenciais de Aloysia gratissima (alfazema), Ocimum gratissimum  (alfavaca cravo) e Curcuma longa (açafrão)

Um dos extratos utilizados durante o projeto foi da espécie Calea pinnatifida e o presente artigo traz uma descrição sobre suas características botânicas e seus compostos fitoquímicos. 

Outro extrato utilizado foi óleo essencial de alfavaca cravo (Ocimum gratissimum). O artigo acima trata de um estudo realizado com a espécie com o objetivo de se verificar sua atividade antibacteriana. Utilizado como base metodológica. 

Fotos

O presente estudo objetivou verificar a eficiência de cinco espécies vegetais com aplicabilidade na medicina humana e veterinária no tratamento de enteroparasitoses. As espécies escolhidas foram Cucurbita argyrosperma, Artemisia absinthium, Ocimum gratissimum, Calea pinnatifida e Bidens pilosa. Para a aplicabilidade no estudo partes aéreas das plantas foram secas, com apoio do Refúgio Biológico de Itaipu, que cedeu estufas industriais e amostras de plantas medicinais de seu Ervanário. Com as amostras secas, infusões e decocções foram realizadas para se produzir extratos líquidos respectivos de cada espécie. Os testes envolveram amostras fecais contaminadas com duas espécies de parasitas: Ancylostoma caninum e Giardia lamblia, os quais foram incubados em placas de Petri, utilizando-se o complexo laboratorial do Centro Universitário União das Américas, em ágar-sangue e amostras fecais como meio de cultura. Extratos líquidos das plantas medicinais foram aplicados sobre os parasitos incubados, sendo que Bidens pilosa e Cucurbita argyrosperma apresentaram resultados positivos no combate aos mesmos.
 

bottom of page