top of page

1° Semestre

Biodiversidade Terrestre

   Os módulos presentes neste texto são referentes ao segundo semestre do ano de 2019, cujo qual teve por base o tema Biodiversidade Terrestre. 

   Em relação aos conteúdos prévios dos temas tratados, em sistemática de fanerógamas, já haviam conteúdos prévios adquiridos de um estágio que realizo desde o ano de 2018, no departamento de plantas medicinais do Refúgio Biológico. Juntamente com o estágio, conhecimentos como se fazer exsicatas e sua importância já estavam parcialmente fixados, sendo aprofundados pelo professor durante o decorrer do semestre. Sobre zoologia de invertebrados, apenas o básico, adquirido ao longo do ensino básico fundamental e média era dominado. Em embriologia, todos os conteúdos foram novos aprendizados. Sobre fisiologia humana, uma matéria que já havia sido apresentada num semestre anterior, também serviu para fixação e aprofundamento de temas antes vistos. 
        A partir do estudo de todas estas matérias, creio que consigo elencar cinco conhecimentos de cada uma:

  1. Sistemática 2 - classificação de frutos quando a se são secos ou carnosos, classificação de filotaxia de plantas, classificação de inflorescências, tipos de hábitos de plantas, introdução à produção e montagem de exsicatas. 

  2. Zoologia de vertebrados: anatomia básica de planos corporais de aves, répteis, mamíferos e anfíbios,  bem como sua importância ecológica, adaptações para domínio do ambiente terrestre, fake news relacionadas aos répteis, motivo pelo qual alguns ditados populares, como "o leão é o rei da floresta" surgiram; 

  3. Embriologia: desenvolvimento embrionário, doenças relacionadas à fertilidade e seus tratamentos, teratógenos;

  4. Fisiologia: conceitos básicos frente ao funcionamento do organismo humano, doenças do trato renal, como o corpo se adapta a situações extremas. 

   A implementação de produtos de cada matéria tornou muito mais palpável e visível a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. É possível, a partir dos conhecimentos sobre zoologia, realizar um levantamento de fauna, que pode ser solicitado por algum órgão público ou privado. É possível se realizar um protocolo de reprodução assistida e saber o básico necessário para se tratar qualquer doença relacionada à fertilidade, práticas de um biólogo na área. É possível realizar o catalogamento e a identificação de plantas de acordo com suas características morfológicas, se utilizando uma chave de identificação, por exemplo, e depositar a coleta num herbário para que futuros estudiosos possam fazer estudo sobre a mesma planta. Várias possibilidades se abrem para os novos conhecimentos. 

  Acredito que tenha sido um ótimo semestre, com grandes aprendizados e aplicações. Creio que seria interessante amenizar a carga nos desafios ou então fazê-los serem entregues por etapas, como foi com o de embriologia. 

  

bottom of page