top of page

1° Semestre

Biodiversidade aquática 

   Os módulos presentes neste texto são referentes ao primeiro semestre do ano de 2018, cujo qual teve por base o tema Biodiversidade aquática.

   Em relação aos conteúdos prévios dos temas tratados, eu adquiri, durante o 3° semestre do curso os conteúdos tratados em ecologia, pois já havia feito a matéria; em relação à genética, os conteúdos prévios eram apenas sobre os componentes celulares básicos, como organelas citoplasmáticas, adquirindo-os no ensimo médio; em relação à química eu não possuía praticamente nenhum conteúdo sobre a matéria, já que houveram problemas durante o ensino médio que me impossibilitaram de cursar química de uma maneira aproveitável. Na matéria de parasitologia eu não possuía nem ao menos conhecimentos básicos, pois não me recordo de tê-los estudado durante minha formação fundamental e médio.
        A partir do estudo de todas estas matérias, creio que consigo elencar cinco conhecimentos de cada uma:

  1. Ecologia - relações ecológicas, biologia da conservação, manejo, características de Hotspots da biodiversidade, biodiversidade de ilhas;

  2. Parasitologia: na matéria de parasitologia, os principais conhecimentos adquiridos foram como realizar um exame parasitológico de fezes utilizando duas técnicas; características de helmintos e protozoários, profilaxia, principais tratamentos e principais formas de transmissão;

  3. Química: conhecimento sobre vidrarias, preparação de soluções, destilação simples e fracionada, extração de óleo essencial por meio de solventes, além de diversas fórmulas químicas e nomenclatura de compostos; 

  4. Genética: genética do câncer, teratógenos, malformações genéticas, estrutura dos cromossomos e DNA, mutações numéricas e estruturais dos cromossomos. 

   Dentre os conhecimentos realmente adquiridos creio que os principais com aplicação na vida cotidiana sejam química e ecologia pois, é possível se ver a formulação de soluções no dia a dia, como quando se misturam produtos de limpeza para se cuidar da casa, na preparação de alimentos, na identificação de plantas com propriedades aromáticas e possíveis métodos de extração caseira de essências. Na vida profissional, na preparação de aulas práticas os conhecimentos serão aplicados, vida laboratorial em geral, auxílio em projetos que envolvam cálculos químicos ou nomenclatura de substâncias, noção de estrutura molecular. 

  Em ecologia os conhecimentos práticos se mesclam nas aplicações, pois ambas incluem vida cotidiana bem como profissional: se aplicam na percepção das diversas relações entre os seres vivos, na análise de ambientes urbanos que possam estar sofrendo algum tipo de perturbação, possíveis fatores de risco, métodos de conservação e proteção ambiental.  

   Em genética acredito que não haja muitas situações cotidianas que permitam as aplicações dos conhecimentos adquiridos, mas na área profissional os conhecimentos se aplicam em análises laboratoriais, possíveis diagnósticos a partir de características fenotípicas, leitura de cariótipos e técnicas de análise cromossômica a partir de coloração, claro que com especializações e maiores estudos. 

   Parasitologia também apresenta um conhecimento mais técnico, de difícil aplicação cotidiana, mas na vida profissional podem ser aplicados em exames laboratoriais de fezes, diagnósticos a partir de observações microscópicas, desenvolvimento de aulas práticas para melhor aprendizado de alunos do ensino médio, por exemplo.  

   O semestre foi muito proveitoso, com ótimas aulas práticas e temas. Porém tive problemas na matéria de química, por conta da má organização e falta de algumas informações, que foram dadas apenas no final do semestre, o que dificultou a organização e o encontro de arquivos feitos no início do semestre. A retirada dos temas por bimestre surtiram um efeito positivo. Espero que permaneça assim e a inclusão de produtos por matéria no portfólio foi de grande proveito e desenvolvimento. 
  

bottom of page